sábado, 25 de setembro de 2010

Festa!!!

No sábado (25/09) aconteceu nossa festa do sorvete, em prol dos alunos da 8ª série. No primeiro momento tivemos as apresentações das salas sob a orientação de seus professores, incluindo a apresentação da Fanfarra.

Tivemos muitos tipos de comida: espetinho de chocolate com morangos, pastel, algodão doce, bolo, pizza, sorvete, crepe, beijinho. E bebidas: suco de uva e de laranja, refrigerante e chá de amendoim.

Aconteceram muitas brincadeiras com a competição de videogame.
Logo após, tivemos a presença do DJ Marquinhos, que fez todo mundo dançar.ogame e pescaria.

Quer conhecer ou marcar uma festa com o DJ Marquinhos? É só entrar em contato pelo telefone: 11-7655-4318 ou pelo orkut marcossilva@yahoo.com.br.

Fique ligado!!! Em breve novas reportagens.







Texto elaborado por Michele Aline,Vitória Lopes e Ana Carolline – Imprensa Jovem do Zaca

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Skate nas Escolas






No dia 16 de setembro, aconteceu aqui no Zacaria, um evento com apresentação do projeto “Skate nas escolas”.

O projeto é uma forma de incentivar crianças, adolescentes e jovens aos estudos. Tem como objetivo contribuir para a formação desse público, fortalecendo a socialização, o interesse pelo os estudos e hábitos mais saudáveis. Além disso, procura apresentar à sociedade entretenimento, esporte e cultura organizados por meio do qual é possível proporcionar interação entre alunos, professores, diretoria e sociedade.

Cada atleta falou um pouco de si falaram sobre a importância dos estudo. Em seguida, realizaram uma apresentação radical, com várias manobras e saltos.

Os patrocinadores do evento realizaram vários sorteios de revistas, bonés e camisetas.

Texto elaborado por: Ana Carolina & Gabriela Maria – Imprensa Jovem do Zaca

Para saber mais clique em:

Apresentação no Zacaria - Clique Aqui

Projeto Skate nas Escolas - Clique Aqui




Veja o Vídeo produzido pelo projeto:

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2010 - 2ª Fase


Nossa escola foi sede da aplicação da 2ª. fase das Olimpíadas de Matemática.

A expectativa dos alunos foi grande e tivemos escolas do Taboão e do Embu das Artes, além das escolas de nossa região e, é claro, o Zacaria.

Parabéns a todos os alunos que estiveram presentes e que participaram da prova.

Valeu!!!

Veja a entrevista com a professora Neide Ramalho, coordenadora e responsável pela aplicação da prova em nossa escola:



Imprensa Jovem do Zaca

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Trapalhadas - 2010

Entrevista com o Diretor sobre a premiação da Fanfarra, a equipe de esportes e a semana das Trapalhadas 2010.


A professora e coordenadora Marilan contou um pouquinho da história das Trapalhadas.


E a professora e coordenadora Lara fala sobre as atividades e o envolvimento da escola.



Imprensa Jovem do Zaca

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Trapalhadas - 2010

Aconteceram as Trapalhadas -2010.

Nos dias 08, 09, 10 e 11 de setembro aconteceram a XV ano das Trapalhadas.

Isso mesmo!!! Já são 15 anos!!!

Você acompanhou as atividades desenvolvidas nas várias oficinas preparadas para os alunos, via o nosso blog e com inserções no Twitter.

Várias oficinas foram desenvolvidas, com artesanato, jogos, dança, culinária e muito mais.

A Imprensa Jovem do Zaca realizou a cobertura das atividades. Vejam algumas fotos das oficinas deste ano.





Um pouco da história das Trapalhadas

Ao escolher a EMEF. Mauro Faccio Gonçalves – Zacaria como seu local de trabalho, Coordenadora Pedagógica pôs-se a pensar no que poderia fazer de diferente na escola já que o patrono era o Trapalhão Zacaria. Ocorreu-lhe a realização das Trapalhadas do Zacaria. Um dia, informalmente, comentou sobre esta lembrança com alguns professores que acharam a ideia interessante. Parecia que tudo ficaria assim, como uma lembrança de uma ideia interessante, nada mais que um sonho.

Ao terminar o primeiro semestre de 1996, as mesmas professoras indagaram à Coordenadora se não iam realizar as Trapalhadas. Diante do inédito da pergunta, a resposta veio como um convite para começarem a pensar no que poderia ser a “SEMANA DAS TRAPALHADAS DO ZACARIA”.

Assim nasceram as trapalhadas que, neste ano de 2010, se constituirá nas “Trapalhadas ano - XV”. Sem dúvida, um evento que merece ser considerada com mais atenção no cotidiano da escola Zacaria, pelo que tem representado de significativo para alunos e professores e também pelo que tem gerado de controvérsias, questionamentos e mal estar no grupo de educadores. Apesar de tudo e de todos, pode-se dizer que se constitui no projeto mais antigo e duradouro da escola, e que a cada ano se veste com novas roupagens e mais desafiante se torna.

Desde o seu surgimento, as Trapalhadas foram pensadas como um período em que as atividades rotineiras deveriam ceder espaço para outras atividades e eventos que permitissem desenvolver a criatividade e a autonomia de alunos e professores ao mesmo tempo em que permitiriam enriquecer a experiência curricular como um todo. Ou seja, desde a proposta inicial tem se caracterizado como uma interrupção no trabalho rotineiro, o que acarreta mudança de hábitos e necessidade redobrada de paciência e disponibilidade para lidar com a desorganização (real ou aparente) e o inesperado.

O primeiro esboço das Trapalhadas incluiu a realização de oficinas variadas, oferecidas pelos próprios professores e professoras e de livre escolha de alunos e alunas, como também projeção de filmes, gincanas, torneios esportivos, etc...

A realização das oficinas, desde a realização das “Trapalhadas, ano I”, embora gere um clima de tumulto e descontrole quanto à movimentação dos alunos pelo espaço da escola e, por isso mesmo de apreensão e angústia, tem se constituído na atividade central das Trapalhadas, é sua marca maior.

Os alunos mais antigos falam com prazer das oficinas de que já participaram e aguardam com ansiedade o que lhes será oferecido na próxima Semana das Trapalhadas. Os professores e professoras, por outro lado, “curtem” pensar sobre a oficina que irão oferecer no ano seguinte. Enfim, não há como negar a alegria de todos pelas descobertas que fazem, pelo prazer de criar e inventar coisas novas, pela felicidade de conhecer e conviver com outras pessoas (sejam elas colegas de outras turmas ou professores) e pelos vínculos novos que se cria. É um período onde se vive de fato a concepção de currículo como a totalidade das experiências vividas na escola. Como as trapalhadas surgiram como uma simples proposta de algo que poderia ser interessante e, no seu acontecer, foram descortinando aspectos muito instigantes a ponto de serem muito apreciadas e valorizadas seja pelos alunos e alunas, professores e professoras, mas também pelas famílias, convém que se busque registrá-la para que se revele em todo seu potencial de aprendizagem e desenvolvimento para todos os envolvidos, como um verdadeiro projeto.

Zaca No Esporte

O Zacaria participa de vários campeonatos, nas modalidades mirim e pré-mirim, acompanhados pelo professor Odair (Educação Física).

Os campeonatos são uma oportunidade para os alunos aprenderem (colaboração e respeito), além de se divertirem.

Para participar da equipe existe pré-escolha seletiva, que acontece todo o início de ano para a formação das equipes.

Lembrando que o objetivo não é apenas vencer, mas aprender com a prática esportiva.

Veja algumas fotos:




Texto: Imprensa Jovem do Zaca.

Notícias Recentes

Visite Nosso Site