quinta-feira, 31 de outubro de 2019

SLAM DO ZACA! Na zona sul a poesia se destaca.


SLAM DO ZACA! Esse é o grito do Slam do Zaca provocou em cada um que esteve presente na primeira edição.


Um concurso de poesias das periferias que vai "DAS RUAS PARA AS ESCOLAS, DAS ESCOLAS PARA AS RUAS", onde não há "tabus” todos tem a liberdade de expressar-se sem ter medo de ser julgado, esse é o Slam.

O instrutor Fernando Júlio conhecido como “Fernaun da Selva”, que deu um curso para os alunos anteriormente, esteve presente e abriu o palco para os alunos se apresentarem-se.

Tivemos uma mesa de jurados formada por professores e funcionários da escolas, avaliando as apresentações com notas de 0 a 10, onde notas abaixo de 10 seriam representadas gritando “Credo” e notas 10 gritariam “Pow”.  Assim animando os presentes no disputa.

No Slam do Zaca, tivemos variados temas apresentados, mas os que mais chamaram a atenção foram sobre a depressão e machismo.
Os alunos ficaram a vontade, desabafando e demostrando o que sentiam,  achavam e viviam.

Os dois primeiros colocados do Slam na escola representaram a escola no Slam interescolar do Guilhermina  C.C.J.  (Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso), representando as escolas do ensino fundamental II.  Os dois primeiros colocados da escola foram João Lucas (8º ano) e Eduarda Rodrigues (7º ano).


O primeiro Slam do Zaca mostrou como a poesia pode mudar a vida de uma pessoa.

Cobertura: Imprensa Jovem do Zaca
DRE Campo Limpo






terça-feira, 22 de outubro de 2019

12ª. Mostra Cultural da Cooperifa


O Zaca recebeu a 12ª Mostra Cultural da Cooperifa e os alunos recitaram suas poesias e caíram na dança...


O Sarau da Cooperifa teve sua 12° Mostra Cultural com diversas atividades acontecendo na zona sul. A Cooperifa completou 18 anos e todas as terças, no Bar do Zé Batidão, acontece a apresentação de poetas, cantores, escritores e muitos outros.

Na mostra cultural deste ano aconteceram diversas apresentações envolvendo literatura, música, debate, danças, teatro.

No Zaca tivemos a presença do Fino du Rap, que junto dos alunos desenvolveu uma oficina de Hip-Hop com o tema “Palavrão”. O objetivo desta oficina era potencializar a expressão corporal e mental, refletindo sobre a situação atual e futura do espaço onde se vive. Os alunos criam suas rimas realizadas e se apresentaram na sala de leitura. O Fino du Rap também apresentou suas criações, sendo uma delas ainda inédita.

Perto do meio aconteceu uma segunda atividade. Foi uma oficina de dança “Sopro de Vida” com o grupo I’am Free Style. Um destaque foi o Cloves, um aluno com necessidades especiais, que deu um show junto com os dançarinos. No final, aconteceu a batalha de dança e todos foram convidados a dançar.


Tudo isso foi registrado por uma equipe de reportagem da Globo e apresentado no SP1.



Cobertura: Imprensa Jovem do Zaca
DRE Campo Limpo




Notícias Recentes

Visite Nosso Site