Muitas pessoas passaram pelo Zaca e pela vida das alunas e alunos da nossa escola. Alguns ficaram pouco tempo, outros ficaram muito tempo.
Gostaria de ter divulgado a boa notícia em primeira mão, eu mesma, para tod@s, mas infelizmente não foi possível... Segue aqui minha gratidão a cada pessoa que esteve comigo nesta caminhada dentro da Prefeitura de São Paulo, pessoas queridas , que me acolheram, me ajudaram, me incentivaram, grandes parcerias, algumas divergências, mas sempre na certeza de fazer o melhor para os alunos e na busca constante pela EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TOD@S.
Trinta e dois anos desde que entrei na educação pública, maior parte de minha vida no Zacaria, desde 1º de fevereiro de 1993, fiz este percurso de minha casa até a escola, por vinte e sete anos onde, todos os dias e alguns finais de semana. Onde deixei o meu jeito, minhas manias, minhas angústias e posso dizer que construí uma grande família, que amo a cada vez que pronuncio que trabalho NA ESCOLA ZACARIA, minhas filhas dizem que meus olhos brilham de satisfação.
Tenho
um carinho especial por tod@s, grandes nomes que não tenho como citar, pois com certeza esquecerei de algum
dentre tantos, os alunos, pais, comunidade, os que já se aposentaram, os que trabalham
atualmente no Zaca, os que mudaram de
escola, os que já partiram da vida terrena, tod@s tão importantes para mim.
Assim que chegou a notícia dia 21/07/2020, exatamente à 11h50, de forma pública e de supetão, fiquei chocada... Primeiro por não conseguir enviar a notícia junto com o meu texto, e logo em seguida veio a sensação de que eu ainda não estava preparada, vontade de rir, de chorar, um certo aperto no coração e a sensação que eu ainda deveria fazer um monte de coisas que não havia dado tempo de fazer, mas chegou, já é fato, eu quis e esperei muito por este momento. Sim , estou preparada para um novo ciclo da minha vida, vou continuar sendo educadora que sonha e acredita, mas agora com menos stress diário.
Continuo Educadora, continuo no PROVE, continuo no Território. Estes foram lugares onde construí minha vida como educadora, meu pensar, meu ser, meu agir, meu transformar... Para mim, estar viva é estar ligada aos projetos, que meus pais plantaram, neste chão que cresci e construí a minha história de vida, que se funde as lutas, aos movimentos e a educação viva, séria e compartilhada com pessoas que acreditam.
Triste com a partida, mas forte, com saúde para enfrentar este momento onde não posso abraçar um a um e me despedir, onde não posso me reunir com tod@s que fizeram parte de meu cotidiano por anos, sem as discussões acaloradas nas JEIFs, na sala dos professores , sem as discussões sobre as greves, sem os Projetos do Zacaria que vi nascer cada um e fui me agarrando a eles , pois sabia que eram a marca emblemática da PEDAGOGIA DA TRANSFORMAÇÃO.
Sigo acreditando, nas mudanças da escola, foi onde pude crescer e ver meus alunos cresceram a partir desta sementinha cultivada, através do projeto de Francês, fundue com a turma, das festas juninas lotadas e cheia de cores e sabores, lindos encontros com ex-alunos nos Colóquios, Seminários do PROVE, Palestras, Trapalhadas, semana cultural, Slam, Concurso de poesia, Leituraço, cantorias nas festas de encerramento, carnaval com os alunos, nos sabores das receitas feitas com os alunos, da horta, brinquedoteca, a festa dos 9º. anos, do CAN-CAN, teatros, Cooperifa, Fábrica de Cultura, Casa de Cultura, Excursões, Parque do Guarapiranga a pé, piquenique na Pracinha da Gruta, passeio a feira...
Fazer parte desta equipe enquanto professora, depois como Coordenadora, foram muitos desafios encontrados e superação a cada dificuldade , mas foi no Zacaria que entrei solteira , me casei, fui mãe de três mulheres, Laura , Leticia e Livia que hoje são minhas companheiras de luta, construí junto com minha história profissional, minha história familiar o que nem sempre foi fácil, mas só consegui por estar ao lado de um companheiro, Alexandre, que sabia que eu amava meu trabalho assim como o amo.
Sei que não conseguirei deixar aqui neste pequeno texto tudo que gostaria de falar a cada um de vocês, também quero deixar minhas desculpas, pois sei que mesmo me esforçando as vezes falamos e agimos de forma que algumas pessoas se chateiam e nunca nos revelam. Não é fácil resumir em algumas linhas vinte e sete anos de vida e muitas histórias, mas quero que guardem com vocês alguns momentos bom que passamos juntos e que iremos ainda passar, pois irei aparecer para celebrarmos a vida, a amizade e a parceria de anos.
Obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário