sexta-feira, 17 de julho de 2009

Celso Vasconcellos visita nossa escola




Tivemos o prazer em receber o Prof. Celso Vasconcellos, que trocou várias ideias com nossos alunos e professores.

Com os alunos o Prof. Celso conversou sobre tutoria (um trabalho que vem sendo desenvolvido, com os alunos, em nossa escola) e em seguida fizemos uma roda de conversa com a participação dos professores.

Dentre vários temas, nos apresentou seu trabalho mais recente:

"Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo"

Quem é Celso Vasconcellos? Saiba um pouco mais sobre ele:

Prof. Celso dos S. Vasconcellos nasceu em Jaú/SP, em 12 de fevereiro de 1956. É Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP; formou-se em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade de Filosofia N.S. Medianeira; cursou até o terceiro ano de Engenharia Eletrônica da Escola Politécnica da USP. Formou-se Técnico Eletrônico pela Escola Técnica Industrial Lauro Gomes (S.B.C.). Tem também o curso de Teologia para Leigos (CEVAM/SP). Participou ainda de inúmeros encontros e congressos de educação.

Trabalhou como professor na ETI Lauro Gomes, no Colégio Pentágono, na UNESP-FATEC, no Colégio Moema, no Colégio São Luís, no Instituto de Ensino Imaculada Conceição (IMACO) e na FEUSP. Foi Orientador Educacional e Pedagógico no Colégio São Luís e no IMACO. Neste último, foi ainda Diretor (1985-89). Foi membro do Conselho de Escola da EMPG Pe. Manoel de Paiva (1990-93) e do Conselho Editorial da AEC/BR (1990-2008). Atualmente é Pesquisador em Educação; Conferencista; Professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação; Membro do Conselho Editorial da Ciclos em Revista; Responsável pelo Libertad, prestando assessoria a diversas escolas e instituições públicas e privadas.

Tem vários artigos publicados em revistas especializadas de educação. É autor dos livros: Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico; Construção do Conhecimento em Sala de Aula; Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar; (In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola; Para Onde Vai o Professor - resgate do professor como sujeito de transformação; Avaliação: Superação da Lógica Classificatória e Excludente; Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança - por uma práxis transformadora; Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula; Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo.

Prof. Celso dos Santos Vasconcellos é Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. Autor dos livros: Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico; Construção do Conhecimento em Sala de Aula; Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar; (In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola; Para Onde Vai o Professor - resgate do professor como sujeito de transformação; Avaliação: Superação da Lógica Classificatória e Excludente; Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança - por uma práxis transformadora; Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula; Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo.


Gostou e quer saber mais? Visite o site http://www.celsovasconcellos.com.br/



13 comentários:

  1. no dia que o celso veio eu aprendi muita coisa que a criança tem direitos como estudar, te um bom estudo.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito da palestra com o Profº Celso Vasconcellos.. Ele falou tudo que eu queria ouvir explicou tudo direitinho....
    Eu aprendi muito com essa palestra FANTÁSTICA.

    ResponderExcluir
  3. EU GOSTEI MUITO DA PALESTRA DO PROF CELSO
    VASCONCELLO.

    ResponderExcluir
  4. Brendoon e Gabriel S.17 de agosto de 2009 às 17:31

    Eu gostei muito da palestra com o Prof Celso vasconcello e tambem gostei da festa dos aniversariantes.

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei a visita do professor Celso Vasconcellos porque ele esplicou varias coisas muito INTERESSANTES eu adorei a visitinha dele...

    ResponderExcluir
  6. porque ele me ensinol varias coisas para mim da minha escola

    ResponderExcluir
  7. joão carlos e vinisius18 de agosto de 2009 às 14:49

    eu adorei o prof celso vasconcellos aqui na escola ZACARIA comversando com os profssores

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei da Festa e achei legal o que o professor falou na palestra!

    ah tomem cuidado com a gripe suína héin!

    ResponderExcluir
  9. Achei muito interessante o fato do professor ter vindo a Escola pois tem varios alunos que precisam aprender com ele, também é muito legal o projeto tutoria para os alunos aprenderem com os outros alunos, acho que foi interessante ter destacado esse assunto "Tutoria".

    ResponderExcluir
  10. Foi muito legal a visita do Celso Vasconcellos ele falou sobre seus livros e o projeto Tutoria

    ResponderExcluir
  11. essa entrevista foi muito legal pq ele nos respondeu todas as nossas perguntas foi d+++++++++++++ bjs xau xau xau xau xau xau xau

    ResponderExcluir
  12. Gostamos muito da palestra do prof°
    foi muito interessante, ele ter falado da "tutoria" e pareceu ser uma pessoa muito culta.

    ResponderExcluir

Notícias Recentes

Colóquio do Zaca - 2023