sexta-feira, 12 de junho de 2015

A Boneca e o Silêncio



Exibição do curta-metragem "A Boneca e o Silêncio", com a presença de Carol Rodrigues - diretora e roteirista do curta, Morgana Naughty - protagonista da personagem Marcela, e diversos educadores.

A escola recebeu, na noite do dia 11 de junho, a presença da cineasta Carol Rodrigues, para a exibição do seu filme "A boneca e o silêncio".

O curta-metragem  acompanha Marcela, uma menina de 14 anos que toma a decisão de interromper uma gravidez indesejada. Neste seu gesto, mesmo sem se dar conta disto, Marcela une seu destino a milhões de outras mulheres. Cerca de 50 milhões de abortos são realizados no mundo todos os anos. 


Clique aqui para ver o trailler do curta-metragem, publicado no Facebook

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, uma em cada sete mulheres de até 40 anos já abortou.

Estima-se que são realizados mais de 1 milhão de abortos todos os anos em nosso país e, pelo menos, uma em cada mil mulheres morre. E esse debate pouco avançou ao longo dos últimos anos. Em certo sentido, até mesmo retrocedeu. 
 

A Carol conta sobre as dificuldades da produção de um filme, mas da satisfação de ter concluído o filme. Destaca na fala sobre as diversas "Marcelas" que passaram por sua vida., que sua mensagem ultrapassou as barreiras culturais, atingindo o público.


O curta já foi apresentado em alguns festivais, sendo premiado no FESTin  -  Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que aconteceu em Lisboa - Portugal.

A atriz Morgana Naughty fala que teve que se transformar em Marcela, uma menina de 14 anos, muito diferente que quando ela tinha esta idade. Ainda na sua fala, disse que Marcela ensinou muitas coisas, principalmente em ser uma pessoa mais forte.

As gravações aconteceu na zona leste de São Paulo, no bairro Emerlindo Matarazzo.

Após a exibição do filme, foi formado uma mesa de debate com a presença de diversos educadores. Tivemos as presenças de Ana Paula Ribeiro, Denise e Paulo Storace Rota, Álvaro Carregosa, Ana Luiza Fonseca Martins, Olgair Garcia (mediadora da mesa) e Carlos Giannazi (deputado estadual de São Paulo).



Clique aqui para ver as fotos 


Ouça o debate que aconteceu entre os participantes (na íntegra). 
Clique aqui para ouvir




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias Recentes

Colóquio do Zaca - 2023