domingo, 26 de novembro de 2017

XX Seminário PROVE - 2017

''O reconhecimento do valor de professores e professoras, como princípio orientador de uma proposta de formação do educador na escola pública''


O PROVE não precisa provar nada para ninguém. Completou 20 anos e sempre foi muito difícil cada ano de formação, mas esses 20 anos mostraram que o trabalho realizado por todos foi e é fantástico.

Tivemos o lançamento da Revista PROVE 2017.

Este ano com o envolvimento das escola municipais Profa. Carolina Rennó, Dezoito do Forte, Prof. Mário Marques, Marli Ferraz e Zacaria.

No dia 10 de novembro, o segundo dia do seminário na Emef Zacaria, com diversas oficinas. Logo após as oficinas do período da manhã, aconteceu uma apresentação com o título Intervenção: "Corpos Presentes" sob a coordenação do professor Marcos Cesário. Foi um momento emocionante e cheio de reflexões.

A professora Olgair Gomes Garcia fez a palestra sobre o reconhecimento do valor de professores e professoras, contou um pouco sobre o surgimento e desenvolvimento do PROVE neste processo de reconhecimento. 

Finalizada a palestra a professora Olgair chamou a ex-aluna do Zaca, Gabriela Chigueira, que foi convidada para fazer uma imagem para ilustrar a capa da revista PROVE. Gabriela se emocionou a contar o que o Zaca representava para ela, que fez o esboço do desenho e nos óculos dos professores do desenho estavam representados os alunos, que eram reflexos dos seus educadores.

Vários formadores e ex-formadores do PROVE estiveram presente e foram homenageados, com destaque para a professora Maria José Nobrega, a Mazé, que participa desde o início. Ela falou que ficará no PROVE enquanto ele existir e que não se atrevam em acabar com estes momentos de formação. No início do ano a Mazé conversou com a Revista Prove sobre educação e o projeto.

Após a homenagem, aconteceu uma apresentação musical com os alunos do curso de violão, ministrado pelo músico e professor Thelo Campos, e com os alunos e alunas do curso de espanhol, ministrado pela professora Lidineia Franklin Barreto de Almeida. Foi um momento de vibração entre todos os participantes do seminário.

Na pausa entre o período da manhã e tarde, foi servido um delicioso almoço. Além da comida, foi um momento de confraternização, de colocar a conversa em dia e falar das aprendizagem do seminário.

Para finalizar a tarde, a apresentação da peça do curso Morando no Brincar. Os Guerreiros Invisíveis (ou como disse a Wania Karolis "Guerreiros Visíveis") encerrou o seminário em grande estilo, com emoção e sentimento de dever cumprido.


Esse foi um pouco dos 20 anos do PROVE, mas só estando presente é que se percebe a importância de cada momento. Que o PROVE 2018 chegue logo!!!


Cobertura: Imprensa Jovem do Zaca
DRE - Campo Limpo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias Recentes

Colóquio do Zaca - 2023